Foto: Dani Melo |
Desde a década de 1970
que o jornalismo online tem suas primeiras expressões ensaiadas. De lá pra cá,
suas formas, conteúdos, estética e sistemas de produção mudaram muito,
acompanhando o ritmo acelerado do ciberespaço.
Inicialmente, o
jornalismo online surgiu com a proposta de transpor conteúdos dos jornais
impressos para a internet, caracterizando o que muitos autores denominaram de
modelo transpositivo, em que não havia nenhuma adaptação ou adição de
informações. Essa proposta de jornalismo online também pode ser classificada
como de primeira geração.
Ao longo dos anos, com
a evolução, transformação do ciberespaço, essa simples transposição de
conteúdos passou a ser feita com integração de novas informações, com abertura
a explorar as propriedades, as características do espaço virtual, e então temos
a segunda geração.
Atualmente, o modelo de
jornalismo online é o hipermidiático ou de terceira geração. Um jornalismo
caracterizado por produção específica de conteúdos voltados para a internet,
com velocidade de atualização, rapidez de apuração nos fatos, uso de conteúdos
variados como música, sons, vídeos, animações, gráficos, tudo adaptado à
realidade virtual.
Ainda nesse modelo, o
ritmo de produção, a forma dos conteúdos, a apresentação dos produtos jornalísticos
são estritamente influenciados, condicionados pelos fatores tecnológicos, pois
é possível estabelecer uma relação direta entre as inovações tecnológicas e o
surgimento de novas habilidades no jornalismo online.
Mais informações:
Tecnologia e desenvolvimento
na produção jornalística. In: Produção e colaboração no Jornalismo Digital/
Carla Schwingel, Carlos A. Zanotti (org.) – Florianópolis: Insular, 2010
O Jornalismo Online
Como “Evento Audiovisual Extensivo”: O caso do G1, Portal De Notícias Da Globo
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